top of page

NOSSa

história

         A primeira edição do ENECiências foi realizada de 15 a 17 de maio de 2008, no Campus do Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI), em Niterói/RJ. Teve por objetivo constituir um espaço para a reflexão sobre as atividades de pesquisa e para apresentação e discussão de trabalhos de pesquisa em Ensino de Ciências em sua interface com as questões de Saúde e de Ambiente. 

      O encontro foi uma iniciativa do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente/UNIPLI. Naquela edição, recebemos mais de 70 trabalhos que foram avaliados, às cegas e por pares, pelo Comitê Científico. O resultado foi a apresentação de 46 trabalhos que possibilitaram a discussão de pesquisas recentes com ênfase na tríade Ensino-Saúde-Ambiente.
             Acreditamos que as discussões trazidas pelos inscritos; pesquisadores, professores da escola básica e do ensino superior, alunos de iniciação científica, mestrandos e doutorandos de diferentes instituições; possibilitou não somente a interação deste público, que vem desenvolvendo ou tem interesse em temas pertinentes à área, tanto em espaço formal como em espaço não-formal de ensino, como também propiciou a consolidação deste novo espaço de discussão.

             Dado o sucesso do evento, em 2010 foi realizada a segunda edição, novamente na UNIPLI. Já na terceira edição, em 2012, temos uma mudança importante. A partir dali, o encontro passou a ser promovido por outros programas da Área de Ensino de Ciências, além do Programa Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente/UNIPLI que deu origem a este encontro. Assim é até hoje. 

           A terceira edição (em 2012), quarta (em 2014) e quinta (em 2018) foram sediadas pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói/RJ. 
 

Quer saber mais sobre nossas logos?

Logo "Museu de Arte Contemporânea de Niterói - MAC"

         A identidade visual original do ENECiências remete a sua forte identificação com a cidade de Niterói, RJ. O Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC), com sua arquitetura marcante assinada por Oscar Niemeyer, é um dos maiores símbolos niteroienses. Foi nessa cidade que o Encontro Nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente foi concebido. Lá nasceu e deu seus primeiros passos.       

Vetorizada

        A primeira edição do ENECiências aconteceu em 2008. Naquele início, sua sigla era "ENEC". O Encontro foi idealizado por professores do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente/UNIPLI e sediado em Niterói. Sua segunda edição ocorreu em 2010 e novamente na UNIPLI Niterói, mas dessa vez já com a alcunha ENECiências, a qual adotamos até hoje. Em 2012, ano de sua terceira edição, o Encontro mudou de casa pela primeira vez. Destino da mudança? Universidade Federal Fluminense, Niterói, Campus Praia Vermelha! Lá permaneceu também em 2014 (quarta edição) e 2018 (quinta edição). 

Logo "MAC e Pão de Açúcar" (comemorativa 2020)

niterói_e_pão_de_açucar_com_texto_-_e

        A nova logo, por sua criadora Gabriela Tavares:  "Apesar do atual cenário mundial de pandemia ter criado a necessidade de um evento realizado de forma remota, a logo idealizada por mim continua representando a união da primeira casa do Encontro com a atual. Para isso, o Pão de Açúcar, símbolo da cidade do Rio de Janeiro e cartão postal da Urca, bairro onde se localiza o principal Campus da UNIRIO, foi colocado ao lado do Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC) que representa a antiga sede. Assim, a logo da 6° edição representa também a união, a dedicação e a força da comissão organizadora para que a história do Encontro continue sendo escrita."

         Com o passar do tempo, o ENECiências cresceu e se tornou um dos principais espaços da área da Educação e Ensino de Ciências. Após 12 anos, entretanto, é chegada a hora de sair do ninho guardado por Araribóia. Pela primeira vez, em 2020, o evento sai de Niterói, em busca de outra Praia Vermelha para chamar de sua. O respiro de novos ares ganha fôlego na Urca, às margens da Praia Vermelha carioca e aos pés do Pão de Açúcar. Sim, a nova casa do ENECiências é a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, mais conhecida como UNIRIO! Tal marco precisava ser registrado! É aí que entrou a criatividade da artista Gabriela Tavares, que conseguiu imprimir em nossa nova identidade visual o caminho trilhado por um ENECiências que segue em frente sem esquecer de sua origem e dos passos que o trouxeram até aqui. Um ENECiências que, mesmo em meio às adversidades, busca de todas as formas ser o melhor encontro possível, com trocas frutíferas para a Educação Brasileira. 

Confira algumas fotos do nosso Encontro

Para mais informações sobre o evento, anais e trabalhos apresentados em todas as edições anteriores, acesse http://www.enecienciasanais.uff.br/index.php/venecienciassubmissao/VENECiencias2018

Obs: Devido à pandemia, os domínios da UFF podem se encontrar instáveis.

Precisa de mais informações?

Estamos aqui para ajudar! Entre em contato por e-mail ou pelas redes sociais.

bottom of page