top of page

eneciências

vi

Minicursos

           Os minicursos são cursos de curta duração que visam introduzir um tema aos ouvintes. No VI ENECiências Guaracira Gouvêa, os inscritos poderão aprender sobre temas novos e pertinentes, de acordo com seus interesses.  

           Todos os minicursos ocorrem no dia 13 de outubro de 14h às 17h.

Sala A

Produção de Políticas Educacionais: um olhar a partir da Sociologia das Políticas Públicas

O minicurso propõe uma introdução à abordagem de análise de políticas educacionais desenvolvida por Stephen Ball e colaboradores, com atenção especial ao contexto de influência. Foca no contexto da reforma do estado de provisão social, destacando, a partir da discussão de dados empíricos, redes de influência de políticas públicas que atuam na reorientação da lógica administrativa da educação pública. Serão debatidos discursos e a análise de conexões entre instituições entendidas como estratégias para difundir, em nível nacional, a educação neoliberal.

Ministrante

Edgar Miranda da Silva (CPII) - Latttes.

Mediadora

Caroline Bordalo (CEFET) - Lattes.

Sala B

Uso das Redes Sociais para Construção de Networking no Ensino de Ciências

A partir da compreensão do que são Redes Sociais e das implicações no comportamento humano e nas diversas áreas da sociedade, busca-se explorar o conceito e a prática sobre interação para potencializar as possibilidades de construção do conhecimento, através de networking, mais especificamente no Ensino de Ciências. A proposta se compõem por estabelecer uma discussão de âmbito mais teórico, para subsidiar práticas colaborativas através de recursos on-line, disponíveis na web.

Ministrante

Patrícia Grasel da Silva (IFRJ) - Latttes.

Mediadora

Luciana Ferrari Espíndola Cabral (CEFET) - Lattes.

Sala C

Educação Ambiental e Decolonialidade nos Espaços Formais e Não-Formais de Ensino

 

Neste curso faremos uma breve viagem educacional por uma América latina “Outra” profunda que busca libertar-se do processo de colonização, não apenas politicamente, mais do processo da colonialidade do Ser, do Saber, do Poder e das monoculturas da mente que não foi finalizado com as independências.

Esse mergulho nas veias abertas das terras de Abya Ayla (adjetivada pejorativamente de América) que corre as águas cristalinas de saberes ancestrais serão brevemente desvelados através das palavras poéticas de mulheres e homens afropindoramicos, bem como, através das suas práxis que foram registradas pelos olhares sensíveis através de produções audiovisuais de seus próprios “parentes”, por cineastas e ou militantes.

A partir dessas águas beberemos na fonte de mestras e mestres sentipensantes e de intelectuais militantes como Lelia Gonzalez, Catherine Walsh, Vandana Shiva, Airton Krenak, Nego Bispo, Anibal Quijano, Ramom Gosfroguel, Enrique Dussel, Franz Fanon, Paulo Freire e de muitas outras vozes que foram silenciadas por séculos mais que agora enunciam em alto tom a descolonização dos corações e mentes dos descendentes dessas terras ancestrais para pensar uma Educação Ambiental desde el Sur, em diálogo com as comunidades em seus territórios, suas lutas e resistências.

Ministrantes

Carolina Oliveira (GEASur) - Lattes;

Marcelo Aranda Stortti (GEASur) - Lattes.

Mediador

Pedro Aranha (Coalizão pelo Clima e SOS Floresta Camboatá) - Lattes.

Sala D

Divulgação Científica em Espaços Não-Formais de Ensino: museus e centros de ciência

 

O minicurso pretende proporcionar reflexões acerca da inclusão social e a capilaridade das ações de popularização da ciência dos centros e museus de ciência, como também discutirá o papel desses espaços na educação formal. A atividade objetiva ainda fomentar debates sobre as principais estratégias e ferramentas voltadas para a educação científica, bem como apresentar as políticas e ações de divulgação e popularização da ciência nos espaços de educação não formal no cenário de pandemia.

Ministrantes

Simone Pinheiro Pinto (Museu Ciência e Vida/CECIERJ) - Lattes;

Gustavo Henrique Varela Saturnino Alves (Ciência sob Tendas/UFF) - Lattes;

Gabriela Bevilacqua (Espaço Ciência Viva e IBCCF/UFRJ) - Lattes; Chrystian Carletti (Espaço Ciência InterAtiva/IFRJ) - Lattes;

Renata Zappelli Marzullo (Casa da Ciência/UFRJ) - Lattes;

Héliton da Silva Barros (Museu da Vida/FIOCRUZ) - Lattes.

Karla Cristina da Silva Souza (Quintal da Ciência) - Lattes

Mediadora

Grazielle Rodrigues (IFRJ e UFRJ) - Lattes.

Sala E

Jogos Interativos e Plataformas Digitais no Ensino de Ciências

Neste minicurso serão apresentados, aos participantes, alguns jogos interativos e plataformas interativas de aprendizagem, com objetivo de os explorar e realizar atividades práticas e dinâmicas, criando recursos interativos possíveis de realizar com os alunos, em sala de aula. Pretende-se que os participantes se familiarizem com diferentes ferramentas que podem fazer a diferença e ajudar nas suas práticas pedagógicas, uma vez que jogos virtuais, plataformas interativas, entre outros recursos tecnológicos se associam para fazer a diferença no contexto escolar.

Ministrante

Pedro Miguel Marques da Costa (CEFET e Universidade de Lisboa/Portugal) - Lattes.

Mediadora

Gabriela dos Santos Barbosa (PROFMAT e PPGECC/UERJ) - Lattes.

Sala F

Formação Pedagógica: Entendendo os Movimentos da Sala de Aula

A proposta versa compreender a sala de aula e os movimentos produzidos a partir de um ponto de vista do mundo, ou seja, a visão de significação a partir do contexto que se produz pelos atores envolvidos no processo. Processo esse que de confere à relação com o ensino e a aprendizagem e permeiam valores, modos de realizar a gestão e a significação que se compreende deste espaço educativo. O movimento de significação para ensinar-aprender que se estabelecer neste espaço permeia as relações sociais e objetais de uma sala de aula. A sala de aula será o espelho desta relação.

Palavras-chave: Sala de aula. Significação pedagógica. Relação docente-discente. Linguagens socioculturais da escola.

Ministrante

Patrícia Maneschy Duarte da Costa (IFRJ) - Lattes.

Mediadora

Sônia Regina Mendes dos Santos (UES) - Lattes.

Sala G

Open Science: Uma Proposta, Muitos Desafios

O objetivo do curso é apresentar aos participantes a proposta de ciência aberta, familiarizando-os com o tema e provocando reflexões a respeito. Pretende-se fazer um breve histórico do termo e do conceito, debatendo a seguir sobre suas possibilidades e limites na prática de cada um(a).

Ministrantes

Fernanda Veneu (CEFET) - Lattes;

Marcelo Rocha (CEFET) - Lattes.

Mediadora

Bárbara Aparecida Nunes Silva (IFRJ) - Lattes.

bottom of page